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quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Padrões de conhecimento da Enfermagem

Carper (1978), ao investigar a literatura de enfermagem, identificou e descreveu quatro padrões de conhecimentos que as enfermeiras têm valorizado e utilizado na prática. Além do conhecimento empírico refere os seguintes padrões:

  1. Conhecimento Ético

Este componente é considerado o conhecimento moral da enfermagem. Envolve julgamentos éticos constantes e, frequentemente, implica confrontar valores, normas, interesses ou princípios. O conhecimento ético não descreve ou prescreve a decisão a ser tomada, pelo contrário, ele provê insight sobre as possíveis escolhas a serem feitas e o seu porquê. A teoria ética não pode ser testada, porque os relacionamentos da teoria residem sobre uma lógica filosófica subjacente, que não pode ser empiricamente conhecida.
Para Chinn e Kramer (1995), a pesquisa empírica pode oferecer factos e informações que podem orientar o desenvolvimento do conhecimento ético e contribuir na formação de decisões éticas correctas, porém os métodos empíricos não podem ser usados para testar teorias éticas.
Segundo Carper (1978), o conhecimento ético, considerado o comportamento moral, vai além do simples conhecerem-se as normas ou códigos éticos da profissão, incluindo todas as acções voluntárias que são deliberadas e sujeitas a julgamentos.

2. Conhecimento Pessoal em Enfermagem
O conhecimento pessoal em enfermagem compreende a experiência interior de tornar-se um todo, um self consciente. Para isso é necessário absorver-se na totalidade da experiência conscientemente e fazer introspecção, criando-se um significado pessoal interior que é formado através das experiências da vida, ou melhor, experiências vividas.
Ao contrário do conhecimento ético e empírico, o conhecimento pessoal não é expresso directamente através da linguagem, mas sim pela sua existência. O que é percebido pelos outros é a existência da pessoa ou personalidade.
O conhecimento pessoal privilegia a totalidade e integridade, promove o envolvimento e evita comportamentos manipulativos e impessoais. Ao considerar o self da outra pessoa, por exemplo, o enfermeiro com/e o paciente, o encontro caracteriza-se por ser um cuidado, no qual ambos se ajudam a crescer.
Ao conhecer-se, conhece-se o outro, ou seja, identificamo-nos com o outro e isso compõe um elemento para o cuidado humano, que é manifestado apenas interpessoalmente (Watson, 1988).

3. Conhecimento Estético
Este tipo de conhecimento é conhecido como a arte da enfermagem. Expressa-se através das acções, comportamentos, atitudes, condutas e interacções da enfermagem com as pessoas. A percepção do significado em um encontro é o que cria uma acção de arte na enfermagem e a percepção do significado por parte da enfermeira é reflectida na acção realizada (Chinn e Kramer, 1995).
Johnson (1994) apresenta cinco sentidos de arte em enfermagem: habilidade em extrair significado nos encontros com os pacientes; habilidade em estabelecer uma conexão significativa com o paciente; habilidade em realizar actividades de enfermagem com competência; habilidade em usar a lógica ao prescrever o curso de uma acção de enfermagem; habilidade em conduzir moralmente a sua prática de enfermagem.
É importante ressaltar que, embora descritos separadamente, os quatro padrões de conhecimento ocorrem de forma inter-relacionada e emergem da totalidade da experiência, sendo cada um igualmente necessário, cada um deles contribuindo como componente essencial para a prática de enfermagem.
Reafirmando a ideia da integridade do conhecimento na enfermagem, no que respeita ao ser humano, todos os padrões são necessários e interactuam, sobressaindo mais um do que outro, em alguns momentos, porém sempre presentes.
A natureza do cuidar (ontologia) e o seu conhecimento (epistemologia) tem sido alvo de interesse e as pesquisas têm incluído os aspectos éticos, estéticos e pessoais, além do empírico. O cuidar é visto como unificador e integrador dos vários padrões do conhecimento (Waldow, 1998).

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